ABACATE UM EXELENTE ALIMENTO


Comer um abacate por dia pode ajudar a melhorar a saúde intestinal, mostrou um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. A descoberta foi compartilhada pelos cientistas no Journal of Nutrition.

“Sabemos que comer abacate ajuda você a se sentir saciado e reduz a concentração de colesterol no sangue, mas não sabíamos como isso influencia os micróbios intestinais e os metabólitos que os microrganismos produzem”, explicou Sharon Thompson, estudante de graduação que fez parte do estudo, em comunicado.

Para a pesquisa, foram analisados 163 adultos saudáveis de 25 a 45 anos e com sobrepeso ou obesidade. Durante um período de 12 semanas, cada um teve de substituir uma das refeições diárias (café da manhã, almoço e janta) por um prato enviado pelos especialistas — enquanto alguns recebiam refeições contendo um abacate, outros recebiam um prato semelhante, mas sem a fruta.

Os participantes foram aconselhados a manter sua dieta habitual, exceto pela substituição de uma refeição diária pela fornecida pelos pesquisadores. Eles foram monitorados ao longo de 12 semanas, anotando o que haviam consumido e disponibilizando amostras de sangue, de urina e de fezes.

Os pesquisadores descobriram que quem consumiu abacates também ingeriu mais calorias e excretou mais gordura nas fezes. “Maior excreção de gordura significa que os participantes da pesquisa estavam absorvendo menos energia dos alimentos que comiam. Provavelmente, isso ocorreu devido às reduções nos ácidos biliares, que são moléculas que nosso sistema digestivo secreta e que nos permitem absorver gordura", explicou Hannah Holscher, coautora do estudo. "Descobrimos que a quantidade de ácidos biliares nas fezes foi menor e a quantidade de gordura nas fezes foi maior no grupo do abacate."


Categoria:Famosos