ALIMENTOS SAUDAVEIS PARA A NOSSA SAÚDE


Há séculos, a nutrição inadequada mina a saúde dos seres humanos e causa doenças. Antes, o problema era a desnutrição, agora, o oposto, a obesidade.

Ainda que não haja alimentos milagrosos, a importância de manter uma alimentação balanceada é indiscutível.

Isso significa suprir o organismo de todos os nutrientes necessários — carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas e água — para que ele nos dê a energia de que precisamos, nem mais, nem menos.

Dentro desse equilíbrio, temos identificado nutrientes e substâncias presentes em alguns alimentos que funcionam como protetores da saúde.

De todas os legumes e hortaliças ao nosso alcance, vale a pena destacar o tomate.

Ele é rico em água (quase 95% de seu peso) e tem baixa caloria — apenas 20 a cada 100 gramas, decorrência do baixo teor de carboidratos (3,5 gramas), proteínas (1 grama) e gorduras (0,1 grama).

Os atributos mais valiosos do tomate, contudo, são suas vitaminas e minerais, principalmente a vitamina C.

Com uma incidência de 26 mg a cada 100 gramas, se comermos 150 gramas de tomate em um dia temos o suficiente para cobrir 100% da necessidade dessa vitamina em um adulto saudável.

Não se pode deixar de mencionar ainda o licopeno, pigmento da família dos carotenoides que lhe dá a cor vermelha característica e que tem propriedades antioxidantes.

Diferentes estudos têm mostrado que incorporá-lo na dieta reduz o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como de próstata, pâncreas, pulmão e cólon.

Pelo que se sabe até o momento, ele é bem absorvido se consumido in natura, mas ainda mais na forma de suco ou como molho.

Além de ter também baixo teor calórico (20 a cada 100 gramas consumidas), de proteínas e de gorduras, o pimentão é fonte de fibras e de vitamina C, especialmente os vermelhos.


Além de poderoso antioxidante, a vitamina C atua em processos importantes, como na formação do colágeno, dos glóbulos vermelhos, dos ossos e dentes.


Também favorece a absorção de ferro e aumenta a resistência a infecções.

Os pimentões também têm alta concentração de carotenos, entre os quais a capsantina, pigmento antioxidante.

Esses vegetais são fonte ainda de vitamina A, essencial para a visão, para a saúde da pele e para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Bastante consumida nos países do Mediterrâneo, essa leguminosa é mais calórica que o feijão, com aporte de 343 calorias a cada 100 gramas consumidas.

Isso porque ela possui um teor elevado de carboidratos (55 gramas a cada 100) e gorduras (5 gramas).

E não é ruim tanta gordura? De jeito nenhum. Isso porque elas são monoinsaturadas e poliinsaturadas a 50%, o que significa que são saudáveis para o coração.

Somado ao fato de que o aporte de colesterol do grão de bico é nulo, ele tem um perfil lipídico ideal.

E não acaba aí. Tem um nível elevado de proteínas (quase 20 gramas), é rico em potássio e fósforo e a vitamina mais presente em sua composição é o ácido fólico.

Categoria:Famosos