CENTRAL DE REGULAÇÃO DA BAHIA, VAI DISPONIBILIZAR VAGAS NA REDE SAUDE

Entre as expectativas da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) com a Nova Central de Regulação está a economia de recursos e a otimização da troca de informações. A estrutura vai funcionar, de acordo com o secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas, como um “cérebro tecnológico da gestão”. A Central de Inteligência vai permitir o acompanhamento online das vagas em toda a rede de saúde do estado e ainda vai unir em um só lugar todas as centrais regulação do interior, permitindo a interação e troca de informações entre elas.

“Até agora uma Central de Regulação do Sudoeste às vezes tem uma vaga sobrando, de UTI, e a Central do Sul está faltando vaga, só que um não enxerga o outro. Dentro de um espaço único, com um sistema centralizado, nós teremos condições de otimizar os recursos”, exemplificou Vilas-Boas.

O novo prédio está com obras avançadas e vai incluir a Central de Comando e Controle da Saúde, que fará o monitoramento da gestão, através de sistemas informatizados e indicadores gráficos que vão permitir o acompanhamento online do andamento da rede. O secretário destacou que esse sistema vai permitir a supervisão da rede hospitalar e da atenção especializada no que diz respeito a indicadores de saúde. “Como estão caminhando aqueles indicadores de saúde que nós pactuamos que iremos acompanhar regularmente”, detalhou Fábio Vilas-Boas.

“São indicadores online, minuto a minuto, como por exemplo a demanda de atendimento de urgência e emergência. Outros são indicadores mensais de qualidade de assistência do sistema”, acrescentou o gestor da Sesab.

A secretaria acredita que as informações geradas pelo novo sistema vão permitir o aprimoramento da gestão. Para Vilas-Boas, a Sesab passará a outro estágio: “teremos uma quantidade de informações disponibilizadas instantaneamente, num volume muito superior, com análises de processamento, cruzamento, que antes eram impossíveis de serem feitos por pessoas, passarão a ser feitos instantaneamente por computador”. Com isso, a intenção é de que as falhas sejam identificadas e corrigidas de modo mais rápido.

“A partir desse momento é trabalhar com a gestão, com colaboradores, para poder usufruir desses números e traduzir em ações que venham a mudar continuamente os resultados das nossas ações”, analisou o secretário de Saúde da Bahia.

Categoria:Famosos